top of page

Orientação aos Pais

A Relação Familiar: A relação familiar estabelecida desde os primeiros dias de vida da criança, é sem dúvida, muito importante para o desenvolvimento global, pois é no ambiente familiar que vamos aprendendo comportamentos que são adequados ou não, assim vamos adquirindo padrões de relacionamentos, estratégias para resoluções de problemas e inúmeras condutas.

 

Criar filhos é uma tarefa complexa, muitos pais cedem aos pedidos dos filhos por ser mais prático, outros superprotegem ou ainda, em algumas situações, fazem exigências, impondo limites e regras severas.

Como Interagir: Desse modo, é necessário reconhecer as tradições familiares, rotinas, padrões de comportamentos, ideais, e todos fatores que circundam o núcleo familiar.

O papel do psicólogo é orientar os pais sobre as maneiras de interagir com os filhos e de empregar medidas educativas, contribuindo para que a criança se desenvolva em um ambiente saudável e evite problemas psicológicos na vida adulta.  Além de contribuir na formação da criança, os pais também serão beneficiados por construir relações e ambientes positivos.

Psicomotricidade

O que é?

Através do corpo experimentamos tudo, o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, a psicomotricidade é a ciência que tem como objetivo o estudo do homem através do seu corpo em movimento e a relação do seu mundo interno e externo. Porém, também vai muito além disso, visto que através dessa abordagem que tem um papel fundamental no desenvolvimento psicomotor da criança e no processo de aprendizagem, podemos trabalhar diversas habilidades como a autonomia; consciência corporal; autoconhecimento; socialização; estimulação da cognição; melhora a qualidade de vida e muito mais!!

 

Habilidades

A psicomotricidade motiva a capacidade sensitiva/perceptiva, amplia e valoriza a identidade e autoestima dentro dos grupos, promove a segurança para se expressar, desenvolve autoconsciência do seu espaço e respeita o espaço do outro. Ela está inteiramente ligada ao desenvolvimento infantil e ao processo de aprendizagem. Aqui na Despertar focamos através desta abordagem, em desenvolver e estimular essas habilidades, favorecendo o desenvolvimento afetivo da criança, contribuindo com a formação da personalidade e interação social.

O que é?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pela defasagem na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos e restritivos. O diagnóstico do TEA deve ser realizado por um profissional especialista e quanto antes for iniciado o tratamento, melhores são os prognósticos para a pessoa.

 

Sinais

Os sinais e sintomas podem ser identificados desde a infância e para auxiliar tanto na confirmação do diagnóstico quanto no desenvolvimento de habilidades, podem ser realizadas avaliações e intervenções multidisciplinares. Dentre as avaliações para rastreio do TEA, aqui na

Despertar contamos com o protocolo:

  • ADOS;

  • PROTEA - R;

  • Avaliação Neuropsicológica voltada aos sintomas do Autismo.

  • Como intervenção, há as seguintes possibilidades:

  • ABA;

  • DENVER;Além disso, levando em consideração as alterações no cotidiano e os desafios que o diagnóstico traz, é possível realizar também o serviço de orientação aos pais

TEA: Autismo

T21- Síndrome de Down 

A síndrome de Down é um comprometimento genético produzida por um excesso de material cromossômico, especificamente o par 21, também conhecida como trissomia 21.  Essa síndrome é associada a um comprometimento intelectual e uma hipotonia, isto é, a redução de tônus muscular.  Os primeiros anos de vida de uma criança com Sindrome de Down é o período em que deve haver o maior estimulo sensorial e motor, pois é a fase de maior aprendizado da criança.  Dessa forma, ela deve frequentar um programa de estimulação precoce desde as primeiras semanas de vida, com o foco integrado nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. 

A terapia ocupacional entende a atividade humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, etc.  Seu objetivo é interferir no cotidiano do paciente comprometido em suas atividades, com o objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida. 

O terapeuta ocupacional avalia e intervém de maneira adequada para favorecer p desenvolvimento ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais e a melhoria do estado psicológico, social, laborativo  e de lazer, 

Terapia Ocupacional 

Contato

Se você tem alguma pergunta, gostaria de agendar uma consulta ou simplesmente deseja saber mais sobre nossos serviços, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe está aqui para oferecer orientação, apoio e informações relevantes para você e sua família.

Entre em contato com nossa equipe.

bottom of page